Mijinha
(Bonifácio José de Andrade)

Nascido em3 de maio de 1918, Mijinha era irmão de Aniceto e de Manaceia. Como não gostava do seu nome de batismo, dizia chamar-se José Augusto de Andrade, nome com o qual se registou na União Brasileira de Compositores. Morreu solteiro, no início dos anos 1980, em um leito de hospital, tendo à cabeceira um potente rádio, presente de Paulinho da Viola.

Foi companheiro de Alberto Lonato e andava em todos os redutos de samba da cidade. Compositor de belos sambas, o boêmio Mijinha muitas vezes precisou vendê-los para arranjar dinheiro e custear suas farras intermináveis.

Entre os seus sucessos, destacam-se: “Chega de padecer” (gravado no primeiro disco da Velha Guarda); “Sentimento” (gravado por Paulinho da Viola); “Fui condenado” e “Sofres por querer liberdade” (parcerias com Monarco); e o famoso partido-alto “Muito embora abandonado” (gravado por Marquinhos de Oswaldo Cruz).

Mijinha passou a integrar Velha-Guarda da Portela no ano de 1970, ao lado de Aniceto da Portela, Manaceia, Alberto Lonato, Ventura, Alvaiade, Francisco Santana, Antônio Rufino dos Reis, Alcides Dias Lopes (mais conhecido por Alcides Malandro Histórico), Monarco, Surica, Tia Vicentina, Tia Doca, Armando Santos e Antônio Caetano. No ano de 1973, no LP Nervos de aço, de Paulinho da Viola, foi incluído o samba de sua autoria, “Sentimentos”, um dos grandes sucessos da época. Em 1980, Monarco lançou o LP Terreiro, no qual interpretou “Sofres porque queres liberdade”, e “Falsa recompensa”, parcerias de ambos. No ano de 1986, produzido por Katsunori Tanaka para o mercado japonês, foi lançado o disco Doce recordação, da Velha-Guarda da Portela, sendo incluído o samba “Fui condenado” (Monarco e Mijinha).

Em 1994, Cristina Buarque lançou pela gravadora Saci o CD Resgate. Este disco contou com a participação especial da Velha-Guarda da Portela nas faixas “Amor perdido” (Manaceia), “Eu perdi você” (Aniceto J. de Andrade, mais conhecido como Aniceto da Portela) e “Adeus, eu vou partir” (Mijinha e Chico Santana).

Mijinha faleceu em 1980.

Fonte: VARGENS, João Baptista M; MONTE, Carlos Monte. A Velha Guarda da Portela. 2. ed. Rio de Janeiro: Manati, 2004.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mijinha
http://dicionariompb.com.br/mijinha/dados-artisticos