FILHOS DA ÁGUIA
SAMBISTA, A PORTELA FAZ EM CASA!

Invocar a força de nossos Mestres, que viveram num passado já distante, glorioso e de puro ensinamento, faz com que todo o PORTELENSE se encha de orgulho, todos sabemos!

Longínquo pode ser, entretanto, está muito atual em nossas lembranças. É nisto, que todo o amante da Escola sempre procure o porque da razão de tanta PAIXÃO, AMOR e EMPATIA, tentando sempre decifrá-las.

Simples como todos os primeiros sábados de cada mês, onde nos encontramos para curtir o verdadeiro samba e falar, é claro, de PORTELA. Que bom o prazer de termos em nosso convívio não só a nossa Velha Guarda como, também, pessoas ligadas diretamente a agremiação.

Tal congrassamento nos fez cultuar a necessidade do lançamento em nosso solo de SEMENTES que, a médio prazo nos darão frutos e que desde já fique perpetuada uma NOVA GERAÇÃO de Portelenses que florescerá gerando novas linhagens para nosso orgulho.

A SEMENTE, mesmo estando pronta, só faltando a vontade para ser pulverizada e tornar realidade o nosso sonho, foi plantada.

SEMENTES estas que em seu principal caracter genético está a vontade de defender o verdadeiro propósito que é o SAMBA.

Propícia até no nome, dando-nos o sentido de prosseguimento da cultura popular, nasce a FILHOS DA ÁGUIA, que definitivamente acalenta os já preocupados Portelenses quanto a seu futuro.

A PORTELA, a partir do momento de tal criação, ressurge, mais do que nunca, na vontade expressa da proposta de que: SAMBISTA, A PORTELA FAZ EM CASA!