Volta dos ensaios técnicos só com patrocínio: Estamos captando

 

Por Redação

O retorno dos ensaios técnicos para o Carnaval 2019 está cada vez mais perto de virar realidade. Quem garante é o presidente da Liesa, Jorge Castanheira. Em entrevista ao Sambarazzo nesta quarta-feira, 20, o dirigente afirmou que a liga está desenvolvendo um projeto para captar recursos via Lei Rouanet, a lei federal de incentivo à cultura, e assim financiar os treinos que antecedem os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí.

– Nós estamos trabalhando num projeto, analisando datas, formato de como serão os desfiles, tudo pra darmos entrada na Lei Rouanet. A nossa expectativa é grande porque os ensaios técnicos são importantíssimos para o nosso Carnaval. Já estive com o ministro da Cultura (Sérgio Sá Leitão) e duas vezes com a Riotur. Nossa expectativa é de realidade, mas estamos com o pé no chão para a retomada desses espetáculos nos meses de janeiro e fevereiro – afirma Castanheira, que foi reeleito para comandar a Liesa até 2021.

Ensaios custam cerca de R$ 4 milhões

Em fevereiro deste ano, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, também já tinha garantido que os ensaios técnicos voltariam a acontecer para o Carnaval 2019.

Os treinos foram cancelados para 2018 em virtude da falta de recursos financeiros. A Liesa argumentou que arcava sozinha com cerca de R$ 4 milhões para realizar o evento.  Há 15 anos os ensaios técnicos faziam parte das atividades de lazer dos cariocas, sempre com entrada franca, o que garantia a lotação máxima do Sambódromo.

Sorteio na Cidade do Samba

Outra expectativa no mundo do samba é sobre a data do sorteio que vai definir a ordem dos desfiles do Grupo Especial. Jorge Castanheira disse que ainda vai agendar uma reunião com as escolas para marcar o dia, mas já adianta que o evento só acontecerá na segunda quinzena de julho. Ele ainda garantiu a volta da festa para a Cidade do Samba – ano passado, o sorteio foi realizado durante a feira de negócios do Carnaval, a Carnavália-Sambacon.

Foto de capa: Alexandre Macieira/Riotur

Fonte.:  www.sambarazzo.com.br