Portela e UFRJ iniciam ciclo de palestras gratuitas sobre sa˙de

 

Por Rodney de Figueiredo

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai promover, a partir deste sábado (19), às 9h, a primeira edição do curso gratuito “Salvando vidas em grandes eventos: Carnaval”. Formado por um ciclo de cinco palestras, ele tem como propostas a capacitação e a formação de multiplicadores em BLS (sigla em inglês de Suporte Básico de Vida) e gerenciamento de situações de emergência (afogamento, obstrução das vias aéreas superiores, ferimentos e queimaduras).

Os encontros na quadra da escola também vão abordar uso e dependência de drogas lícitas e ilícitas, além da importância da prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Os especialistas falarão, ainda, sobre procedimentos anestésicos e cirúrgicos em situações de crise.

Abrangente e dinâmico, o curso, que contará com treinamento prático em manequim, será realizado aos sábados, de 9h às 11:30h, tendo como alvo funcionários e componentes da Portela, moradores de bairros vizinhos à quadra, além de alunos da graduação da UFRJ (Medicina, Odontologia e Enfermagem).

Percebemos que havia uma demanda grande de um curso como este dentro do Carnaval. Infelizmente, tivemos o terrível acidente com carro alegórico no Sambódromo em 2017. Sem falar que as quadras das escolas sempre recebem um grande número de pessoas… É normal que uma pessoa possa desmaiar ou passar mal. Todos precisam estar aptos a lidar com pequenas intercorrências, explica a médica Fátima Carneiro, uma das responsáveis pelo curso.

Os interessados em participar precisam ser maiores de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas. Vale ressaltar que as pessoas que estiverem em todas as palestras receberão certificado da UFRJ ao final do curso. Os graduandos da Universidade que acompanharem as aulas terão horas de atividades de extensão creditadas no currículo. As inscrições serão feitas na quadra sempre meia hora antes do início de cada encontro.

A equipe de professores da UFRJ é formada por Fátima Carneiro e Marcio Carneiro, anestesiologistas; Paula Marsico, cirurgiã; e Juliana Faria Campos (docente da Faculdade de Enfermagem). A iniciativa conta com apoio da LANES (Liga Academica de Anestesiologia da UFRJ). Informações: (21) 3217-1604.

A quadra fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.

Confira o calendários das palestras:

19/05– 1) Princípios básicos de atendimento.
16/06– 2) Atendimento em situações especiais I e II.
23/06– 3) Parada cardiorrespiratória – prática em manequim.
30/06– 4) No hospital: anestesia e cirurgia; fatores que aumentam a mortalidade: tabagismo e drogas.
07/07– 5) Sábado da saúde: campanhas sobre hipertensão arterial, diabetes e outras doenças.

Fonte.:  www.carnavalcarioca.net.br