AESMRIO

Escola de samba mirim, agremiação recreativa e cultural, semelhante a uma Escola de Samba tradicional, voltada para crianças. Geralmente ligadas a uma escola-mãe e de cunho social, com o objetivo de instruir crianças e ocupa-las com atividades sócios-culturais.

No Rio de Janeiro, foram criadas as primeiras escolas de samba mirins, elas se apresentam no Sambódromo, Av. Marques de Sapucaí e abrem o carnaval carioca desde 1999, apresentando-se na sexta-feira de Carnaval, contando com um público cada vez maior. A primeira escola mirim carioca, a Império do Futuro foi fundada em 1983, sendo no ano seguinte incluída na abertura dos desfiles do Sambódromo do Rio de Janeiro, passando a desfilar na terça-feira de carnaval após o surgimento da série ouro, passaram a desfilar na terça-feira de carnaval.
As escolas de samba mirins cariocas contam atualmente com duas ligas: LIESM (Liga Independente das Escolas de Samba Mirim) e a AESM-Rio (Associação das Escolas de Samba Mirim), no entanto todas desfilam no mesmo dia. Em nenhuma das duas ligas há competição, sendo que apenas os melhores em cada segmento são premiados.


Liga Independente das Escolas de Samba Mirim do Rio de Janeiro

Foi a primeira liga de carnaval das escolas mirins, foi criado no dia 20 de maio de 1988 tendo como escolas fundadoras: Império do Futuro e Ainda Existem Crianças da Vila Kenedy, até 2003 era a responsável por esse desfile.

Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro
A Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro é uma entidade representativa das Escolas de Samba Mirins da cidade do Rio de Janeiro. Embora os desfiles mirins sejam bem mais antigos, a AESM-Rio foi fundada em 26 de junho de 2002. Atualmente, são filiadas à AESM-Rio 17 escolas de samba, sendo duas fundadoras da LIESM.



fonte.: Arquivos da Internet.